links favoritos

 

 

vamos falar com... a cervejaria Ashby

A Cervejaria Ashby fica localizada em Amparo-SP, local privilegiado  para a produção de cerveja em virtude da água de excelente qualidade que aí existe. Ao longo dos anos, mais propriamente desde 1993, a Ashby tem procurado criar cervejas e chopps de alta qualidade e de formulação exclusiva, sob a batuta do mestre-cervejeiro Scott Ashby. Eis a conversa que tivemos com Ubirajara Rodrigues, ao qual aproveito para agradecer a simpatia e disponibilidade apresentada.

CervejasDoMundo (CdM) - A cervejaria Ashby foi pioneira na produção de cervejas artesanais de grande qualidade. No início, sentiram dificuldades em formar o negócio e em cativar os clientes?

Cervejaria Ashby (CA) - Sim. No inicio o mercado desconhecia o conceito e a qualidade das cervejas produzidas pelas cervejarias gourmet. Porém, a qualidade do produto acabou rapidamente superando o desconhecimento e ganhando adeptos que até hoje sentem saudades da primeira Pale Ale produzida pela Ashby.

CdM - A escolha de Amparo-SP foi mero acaso ou o facto da localidade ficar no Circuito das Águas e, como consequência, ter água de excelente qualidade, pesou na decisão?

CA - Certamente a opção pela região de Amparo-SP está directamente ligada a excepcional qualidade da água obtida na região. Nosso chopp é produzido com água mineral e, sem dúvida alguma, representa uma das importantes vantagens do chopp Ashby em relação aos concorrentes pois, por mais que se afirme que a água pode ser corrigida quimicamente, o resultado no produto final acaba sendo diferente.

CdM -  Para além de São Paulo, em que outros estados já é possível beber uma Ashby?

CA - O chopp Ashby já pode ser encontrado nas melhores casas dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Santa Catarina e Espírito Santo. Brevemente estaremos iniciando a distribuição em Brasília e no Paraná.

CdM - Estão a pensar alargar a vossa área de distribuição?

CA - Sim estamos buscando ampliar nossa distribuição. Para tanto estamos procurando áreas nas regiões Nordeste e Centro-Oeste onde se possa obter uma água de qualidade similar à que possuímos na unidade de Amparo-SP pois, para atingirmos as regiões mais distantes, teremos que construir uma nova planta fabril devido as distâncias e à perecibilidade do chopp.

CdM - O California Cooler é um produto extremamente inovador. Como surgiu a ideia e como tem sido a sua aceitação?

CA - A ideia veio da excelente aceitação dos Coolers californianos. Inspiração primeira para o desenvolvimento e produção do nosso Califórnia Cooler que tem tido uma aceitação muito acima das nossas melhores estimativas.

CdM - A Ashby vem apostando no conceito de chopp personalizado. É uma aposta para continuar?

CA - Sem dúvida alguma até porque faz parte do conceito de cervejaria gourmet que preservamos na Empresa. Acreditamos que com a sofisticação do mercado brasileiro onde o paladar de consumo se sofistica a cada dia, o consumidor se tornará mais e mais exigente ampliando assim o segmento de cervejas especiais. 

CdM - O Hops Pilsener e Escuro são um produto bem diferente, não pasteurizado. Poderemos falar em chopp engarrafado?

CA - Sim, este é o conceito do produto. Um chopp engarrafado para ser consumido no dia a dia em casa, sózinho ou com amigos, em pequenas reuniões, para uma pizza ou um bate papo descontraído.

CdM - Para além dos Hops Pilsener e Escuro e do California Cooler, produzem ainda o Weiss, o Pilsener e o Porter. O mestre-cervejeiro está a pensar em alargar o leque de estilos produzidos?

CA - A cervejaria Ashby trabalha constantemente no aprimoramento de seus produtos e no desenvolvimento de novos que possam agradar aos paladares mais sofisticados dos segmentos crescentes de consumo. Em breve teremos novidades que só de pensar dá uma enorme sede...

CdM - Há um crescente interesse das pessoas pelas cervejas artesanais. Como se explica tal fenómeno?

CA - Como disse anteriormente, este interesse vem da crescente sofisticação do mercado que foi impulsionada pelas próprias Empresas produtoras que experimentaram uma mudança de um mercado cuja demanda era superior à oferta para uma situação de concorrência pura onde, para ocupar espaços e aumentar suas participações, tiveram que investir no lançamento de produtos mais elaborados.

CdM - A Cintra foi comprada. A Baden-Baden também. Como vê esta concentração no mercado cervejeiro?

CA - Acredito que favoreça as cervejarias tipo gourmet com produtos diferenciados e de qualidade superior como os da Cervejaria Ashby pois, para uma grande Empresa cuja preocupação primeira é com a escala de produção, se torna difícil manter o cuidado original com os produtos e marcas adquiridas.

CdM - Preço baixo, qualidade ou publicidade. O que faz o sucesso de uma cerveja?

CA - Digamos que a combinação dos 3 elementos se constitui numa estratégia bastante agressiva para se obter o sucesso no mercado de cervejas. Porém, sem uma qualidade superior, não se consegue manter qualquer posição adquirida à custa de preço ou publicidade.

CdM - Se não tivesse uma Ashby por perto, que outra marca de cerveja não se importaria de beber?

CA - Não me importaria de beber uma boa cerveja Stout digamos uma Guinness.

CdM - A Ashby é uma cervejeira com grande margem de progressão. Quais são os planos para o futuro próximo?

CA - Temos um plano bastante agressivo de crescimento nas áreas atuais e também nas em que ainda não distribuímos nossos produtos. Vamos continuar lançando produtos diferenciados e sempre de qualidade superior mantendo a orientação dos proprietários de manter a Ashby fiel ao seu conceito original de oferecer ao mercado o que há de melhor a nível mundial no mercado de cervejas.

Se quiser ler mais sobre a cervejaria Ashby, visite o site da companhia clicando aqui ou lendo o nosso artigo na História da Cerveja no Brasil.

 

Google