I concurso DE CERVEJAS CASEIRAS E ARTESANAIS

1º Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais - 25 de Maio de 2008

Caros amigos e apreciadores de cerveja,

desde o início deste meu sonho de colocar a cerveja no lugar que eu acho que ela merece e que não lhe é reconhecido, que me apercebi que muito do desenvolvimento da cultura cervejeira em Portugal passaria pelo crescimento dos homebrewers, pela divulgação das suas actividades e produtos. Todavia, até existir o fórum do Cervejas do Mundo, não tinha bem a percepção de quão atrasada estava esta actividade no nosso país. Felizmente, as poucas pessoas que produzem cerveja de forma artesanal fazem-no com grande qualidade e o número de interessados tem vindo a crescer gradativamente.

Parece-nos chegada a hora de divulgar ainda melhor esta nobre actividade, aumentando o interesse das pessoas pela produção de cerveja caseira e artesanal e chamando a atenção para um produto que tem sido constantemente arredado das luzes da ribalta, muitas das vezes imerecidamente. Por outro lado, o convívio que vamos tendo aqui no fórum é muito agradável, assim como os encontros que vamos fazendo no British Bar ou na Loja da Cerveja Caseira. Acho, contudo, que podemos ainda aumentar o nosso grau de coesão, o nosso espirito de grupo, e nada me parece melhor que um encontro que possa ter uma dimensão mais global e não apenas local, como o são as reuniões que se restringem a Lisboa.

Depois deste longo intróito, gostava de vos convidar a todos a participarem no I Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais.

Numa organização conjunta do sítio Internet Cervejas do Mundo e da Loja da Cerveja Caseira, o evento, para além da componente competitiva propriamente dita, tem como objectivo proporcionar uma jornada de confraternização entre cervejeiros e apreciadores de cerveja.

Logicamente, gostaríamos muito que este encontro fosse não apenas dos cervejeiros caseiros mas também de todas as pessoas que, de algum modo, se interessam pela cultura cervejeira, sejam eles degustadores, coleccionadores ou apenas curiosos. Deste modo, para além do concurso em si, existirão outras actividades, nomeadamente um almoço e, no fim do concurso, uma prova final das cervejas concorrentes.

O Concurso está aberto a todos os cervejeiros artesanais, com cervejas originais, cuja produção não possua características comerciais e o seu regulamento pode ser consultado aqui ou no site da Loja da Cerveja Caseira.

A competição está dividida em duas categorias:

Categoria em Destaque: Compreende um estilo de cerveja seleccionado pela comissão organizadora. Neste primeiro Concurso o estilo escolhido foi o Stout.

Categoria Livre: Compreende os demais estilos de cerveja. Dentro desta categoria cada cerveja será julgada de acordo com o respectivo estilo, mas numa classificação única.

As inscrições estão abertas a partir do dia 1 de Abril até ao dia 17 de Maio, devendo os interessados utilizar para o efeito o boletim de inscrição.

A organização espera contar com algumas dezenas de participantes de Norte a Sul do país. Para mais informações por favor contactar a organização através dos  endereços de correio electrónico cervejasdomundo@gmail.com ou info@cervejacaseira.com ou consulte o site oficial do evento em:

http://www.concurso.cervejacaseira.com 


Este é o horário para a confraternização do próximo dia 25 de Maio:

10:45 - Encontro à porta da Loja da Cerveja Caseira

http://www.cervejacaseira.com/images/mapa_loja.jpg

11:00 - Início da prova de cervejas

12:45 - Fim da prova e partida para o churrasco na zona do Monsanto

13:00 - Churrascada (sujeita a confirmação prévia de presença - data limite até às 18h do dia 24/05/2008)

16:00 - Fim do almoço e regresso à Loja da Cerveja Caseira

16:15 - Ordenação da classificação e entrega dos prémios

16:30 - Degustação geral das cervejas a concurso (pelo menos das que sobraram...) e confraternização.

Espero que possam comparecer, quer ao almoço quer aos diferentes períodos na LCC.

Google