links favoritos

 

 

A IMPORTÂNCIA DE UM COPO BEM LAVADO

Para muitas pessoas beber cerveja é um acto em tudo similar a beber um refrigerante ou um sumo. Portanto, pouca diferença existe se essa cerveja é bebida directamente da lata, da garrafa ou de um copo. Todavia, para quem já atribui uma importância superior a toda a experiência que pode constituir a degustação de uma cerveja, o copo em que esta é servido e a sua limpeza não são aspectos menores. Nada pode arruinar de uma maneira tão drástica a aparência de uma cerveja do que um copo mal lavado. Não é apenas a espuma que pode ser afectada mas também o laço ou a própria carbonatação. Aliás, muitas vezes o copo até pode ter sido lavado, mas não “bem lavado” como uma cerveja o exige. Um copo mal lavado pode ser a causa mais provável para a chamada “cerveja morta”, como o nosso confrade Rasec já muito bem explicou neste artigo: Cerveja Morta - Mito ou Verdade.

Para se ficar com uma ideia dos efeitos que determinados resíduos podem ter numa cerveja servida em copo, faça-se a seguinte experiência: sirva leite num copo; beba-o (ou deite-o fora, é desprezível para a experiência) e lave o copo utilizando apenas água quente (não utiliza detergente). Deixe arrefecer o copo e em seguida sirva a sua cerveja preferida. É essa a espuma que está acostumado a observar? E a carbonatação, não estará também ela afectada? Agora lave novamente o copo (não se esqueça de beber a cerveja!!!) mas desta vez para além da água quente utiliza também o seu detergente para a loiça habitual. Sirva então a mesma cerveja. O mesmo problema ou nem por isso? Sinceramente, depende do detergente. Há produtos para lavar a loiça que podem deixar resíduos tão maus para a cerveja como a gordura do leite. Finalmente, experimente lavar o copo com bicarbonato de sódio e, de seguida, sirva outra cerveja (estou a ver que está a gostar do exercício…). Provavelmente, esta será a cerveja que melhor aparência terá, com a espuma mais limpa e duradoura.

Mas bom, a aparência não é tudo. Será que vale a pena termos tanto trabalho apenas para ficarmos com uma espuma ligeiramente mais gloriosa? A verdade é que os resíduos podem também afectar o sabor da cerveja, nomeadamente acrescentando notas a sabão ou mesmo detergente, já para não falar noutras mais estranhas. Acredite que os melhores bares do mundo têm equipamentos que podem custar centenas de euros e cujo único propósito é lavar os copos para que estes fiquem totalmente isentos de resíduos. É claro que nós, meros apreciadores caseiros, dificilmente gastaríamos tanto dinheiro em equipamentos desses. Mas há vários pormenores que nos podem ajudar a melhorar a qualidade da limpeza dos nossos copos. Assim, é importante que os copos por onde bebe cerveja sirvam apenas para isso: cerveja (eventualmente água). Sumos, leite, refrigerantes, café, etc., devem ser bebidos em recipientes diferentes. Após beber a sua cerveja, não deixe os copos muito tempo sem serem lavados. Lave-os à mão, com água quente e um bom detergente (caso não tenha paciência de utilizar o bicarbonato de sódio…). Deixe os copos secar ao ar e verifique se não existem manchas ou pingos de água secos no interior do copo. Isso pode significar que o copo não está bem limpo… Portanto, lave-o outra vez. Vai ver que tanto trabalho compensará!

Publicado a 04/10/2008

Google