links favoritos

beer-coasters.eu

 

 

 

 

A CERVEJA NA COZINHA

Desde os primórdios da civilização que a cerveja constitui um elemento muito importante na alimentação das pessoas. Os Sumérios já usavam o processo de fermentação de cereais para criar algo ainda bastante distante da cerveja como hoje a conhecemos mas que, em termos gerais, segue os pressupostos que estão na base da fabricação da cerveja actual. Desde então, a cerveja evoluiu bastante e passou a ser presença frequente nas dietas de muitos povos. Veja-se o caso de algumas ordens monásticas cujos membros, obrigados a jejuar, passaram a produzir cervejas mais fortes e ricas que os ajudavam a melhor ultrapassar esses difíceis períodos.

Na actualidade, a cerveja continua a ser uma excelente companhia para muitas refeições e, para além disso, passou ela própria a ser utilizada na confecção de inúmeras iguarias. Esta rubrica, "A Cerveja na Cozinha", procura divulgar isso mesmo: aquelas receitas deliciosas que utilizam a cerveja como um dos ingredientes. Para isso, vamos contar com a colaboração de chefes e amantes da boa cozinha que, periodicamente, apresentarão no Cervejas do Mundo uma receita original e de simples execução.

As receitas mais antigas poderão ser acedidas no menu do lado direito, sendo que nesta página ficarão as últimas contribuições dos nossos chefes. Para voltar à pagina inicial do Cervejas Do Mundo utilize o menu do topo.

Não é a primeira - e por certo não será a última - vez que apresentamos uma receita que conjugue cerveja e camarão. A harmonização costuma ser perfeita e a preparação não é exigente. Neste caso, a receita tem origem em Moçambique, razão pela qual o piripiri ou a malagueta não poderiam faltar. Aproveitem então o:

Camarão no forno à moda de Lourenço Marques

Ingredientes:
1 Kg de camarões grandes
250 ml de cerveja tipo pilsner
25 ml de sumo de limão
75 ml de manteiga
75 ml de azeite
5 cabeças de alho
salsa q.b.
piripiri ou malagueta verde
sal q.b.

Preparação:
Limpam-se os camarões e deixam-se no limão e sal por 10 minutos. Num tabuleiro colocam-se os camarões, manteiga, azeite, salsa picada, o alho, piripiri e cerveja. Assa-se durante 15 a 20 minutos a 180 graus centígrados. Cuidado com a quantidade de cerveja para que o molho não fique muito aguado. Pode usar-se um copo pequeno de natas frescas.

Crédito da receita: Katembe

Carne de javali não é para todos. Saborosa mas muito intensa, é cada vez menos comum às nossas mesas dada a escassez e o preço que pode atingir. Não obstante, ainda é das carnes de caça mais acessíveis e que permite inúmeras preparações. Neste caso, a Manuela fez um estufado a acompanhar com castanhas e grelos salteados:

Javali estufado com castanhas e cerveja preta

Ingredientes:
1 Kg de javali
2 raminhos de tomilho fresco
1 cebola média
6 dentes de alho
0,5 dl de azeite
2,5 dl de vinho tinto
2 dl de cerveja preta
2 folhas de louro
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Corte o javali em pedaços, e ponha a marinar com 3 dentes de alho cortados, o louro e o vinho tinto. Deixe a marinar de um dia para o outro.

Num tacho de ferro coloque o azeite e quando estiver quente coloque os pedaços de carne escorridos e deixe alourar por todos os lados, junte então o tomilho, a cebola e os restantes dentes de alho picados, tempere com sal e pimenta, adicione a cerveja preta e o líquido da marinada e deixe cozinhar em lume brando até que a carne se apresente tenra, o que demora entre hora e meia a duas horas. Se começar a ficar seco e sem molho, vá acrescentando um pouco de água.

Sirva com castanha cozida e grelos salteados com azeite e alho.

Crédito da receita: Tertúlia de Sabores

E mais uma receita de pão. Pão e cerveja: esses companheiros ancestrais e que tão boas combinações permitem. Não é por acaso que muitos chamam a cerveja de "pão líquido". A presente receita, preparada pela amiga Manuela do site Tertúlia de Sabores, resulta num pão de miolo denso e de sabor forte, óptimo para acompanhar queijo fresco, requeijão ou outros queijos de sabor leve.

Pão de centeio com cerveja preta

Ingredientes:
300 g de farinha de centeio
100 g de farinha de trigo Integral
100 g de farinha de trigo T65
8 g de sal fino
330 ml de cerveja preta morna (usei stout)
30 ml de kéfir de leite de vaca
1 colher de sopa de sementes de sésamo (gergelim)
8 g de fermipan (fermento granulado seco de padeiro)

Preparação:
Misturar todos os ingredientes secos, adicionar a cerveja e o kéfir e misturar até obter uma massa moldável e que se solta das paredes da taça. Tapar com um pano e deixar levedar até dobrar de volume (+/- 1 hora).

Quando tiver levedado, retirar da taça e colocar sobre uma superfície enfarinhada, moldar o pão, humedecer a parte de cima, polvilhar com as sementes de sésamo pressionando um pouco, deixar crescer por mais meia hora a uma hora e levar a forno quente a 200º durante 30 minutos ou até o pão estar cozido. Batendo com a mão na parte de baixo do pão deve fazer um som oco.

Crédito da receita: Tertúlia de Sabores

Só muito recentemente o tomate seco passou a figurar nas prateleiras de alguns dos nossos supermercados e ainda assim a preços algo elevados. Na Grécia ou em Itália, para apenas dar alguns exemplos, este ingrediente é profusamente utilizado, seja em massas, saladas ou em entradas mais ou menos elaboradas. Neste caso, a imaginação gastronómica da Filipa levou-a a confeccionar um magnifico:

Pão rústico de cerveja e tomate seco

Ingredientes:
3 chávenas e meia de chá de farinha
1 c. de chá de sal
1/2 c. de chá de bicarbonato de sódio
1 c. de chá de fermento em pó
1 ovo ligeiramente batido
1 garrafa de cerveja branca (20cl)
1/2 chávena de chá de tomate seco picado
1/4 de chávena de pimento vermelho picado
farinha q.b.

Preparação:
Numa tigela larga junte a farinha, o sal, o bicarbonato e o fermento. Abra uma cova ao meio e deite nela o ovo, a cerveja, o tomate e o pimento. Misture tudo com as mãos até os ingredientes estarem combinados. Amasse um pouco e forme uma bola. Tape com um pano, reserve num local aquecido (dentro do forno por exemplo) e deixe descansar meia hora. Passado o tempo retire a massa da tigela e coloque-a num tabuleiro polvilhado com farinha. Com a mão, achate um pouco o pão e leve a cozer em forno moderado durante aproximadamente 40 minutos.

Crédito da receita: Receitas da Filipa

E é com muito prazer que vos apresento mais uma colaboração para esta rubrica do Cervejas do Mundo dedicada à confecção de receitas com a utilização da cerveja como ingrediente. Trata-se da amiga Isabel, mentora das deliciosas produções gastronómicas que constam do blog Receitinhas da Belinha Gulosa, o qual desde já vos aconselho a visitar. Lá poderão encontrar inúmeras receitas deliciosas, fáceis e rápidas pois, como diz a Isabel, também é importante termos tempo para nós e para a família. Eis a primeira proposta da Isabel:

Asas de frango em polme de cerveja

Ingredientes:
Asas de frango
1 ovo
1 dl de cerveja branca
1 c. de sopa de farinha
sal e pimenta q.b.

Preparação:
Por vezes, as asas do frango não dão muito rendimento, mas sempre se podem aproveitar para fazer um petisco ou uma refeição ligeira. Começa-se por virar as asas de frango (dá-se um golpe na parte de cima das asas e puxa-se para baixo; não custa nada, parece mais dificil do que é).
Em seguida, faz-se um polme com 1 ovo, 1 dl de cerveja, 1 colher de sopa de farinha, mistura-se bem; temperam-se as asas viradas com sal e pimenta. Passam-se as asas no polme e de seguida fritam-se. Ficam deliciosas! Acompanham com arroz de vegetais.

Crédito da receita: Receitinhas da Belinha Gulosa

Esta é uma receita simples de sopa, para duas pessoas e que não demora muito a confeccionar, sendo mais uma vez demonstrativa da versatilidade da cerveja. Pode ser uma boa opção para uma refeição rápida mesmo no período veranil visto poder ser servida fria.

Sopa de cerveja com batata

Ingredientes:
1 batata média
1 cebola média
1 dente de alho
1 ovo
2 xícaras (chá) de cerveja clara
1 colher (sopa) de sumo de limão
sal e pimenta moída na hora a gosto

Preparação:
Lave a batata, descasque, pique e coloque-a numa panela com 400 ml de água. Leve ao fogo e deixe cozinhar por 20 minutos, ou até a batata ficar macia. Retire do fogo, escorra a água e reserve a batata.

Descasque a cebola, lave-a e pique grosseiramente. Descasque o dente de alho, amasse e coloque no liquidificador. Junte a batata, a cebola, o ovo, a metade da cerveja, o sal e a pimenta. Bata por 2 minutos e transfira para uma panela. Leve ao fogo e cozinhe até ferver. Acerte o sal e retire do fogo.

No momento de servir, junte o restante da cerveja misturada com o sumo de limão. Se preferir, decore com cebolinha e pimenta. Pode ser servida morna, fria ou aquecida no momento de servir.

Crédito da receita: portal Mundo de Sabores

Google