links favoritos

 

 

Sites Mais Úteis - Directório de Páginas Web em Portugal

 

 

A CERVEJA NA COZINHA - BOLOS & BOLINHOS

E eis que surge a primeira receita doce, uma experiência gastronómica da Filipa. O bolo de cerveja por ela preparado é um bom exemplo da versatilidade da cerveja e de como a sua utilização não está restrita a carnes, sejam elas guisadas, fritas ou assadas. Depois de se deliciarem com esta receita, não se esqueçam de dar uma vista de olhos pelo Receitas da Filipa pois, para além dos preparados com cerveja, existem muitas outras excelentes sugestões para aqueles dias em que a inspiração culinária parece ausente.

Bolo de Cerveja

Ingredientes:
6 ovos
2 chávenas de chá de açúcar
1 chávena de chá de manteiga
2 chávenas de chá de farinha de trigo
1 chávena de chá de farinha maizena
1 chávena de chá de cerveja branca
1 c. de sobremesa rasa de fermento em pó
1 c. chá de canela em pó
1 c. chá de aroma de baunilha em pó
1 c. chá de bicarbonato de sódio
raspa de 1 limão
açúcar em pó q.b.
 
Preparação:
Bata muito bem a manteiga com o açúcar até obter um creme. Junte as gemas, uma a uma, e batendo bem entre cada adição. Adicione a raspa de limão, a baunilha, a canela, o bicarbonato de sódio e a cerveja. Bata mais um pouco. Junte depois a farinha de trigo e a maizena assim como o fermento. Bata bem até uniformizar tudo. Junte delicadamente as claras previamente batidas em castelo forte. Ponha a massa num tabuleiro untado com manteiga e leve ao forno a cozer durante aproximadamente 35 minutos. Faça o teste do palito. Espere que arrefeça, desenforme, corte em quadrados e polvilhe com açúcar em pó.

Crédito da receita: Receitas da Filipa

A próxima receita que vos propomos, saída mais uma vez da maravilhosa imaginação gastronómica da Filipa, é um misto de pão e bolo, pelo que a autora a denominou de pão doce. Uma verdadeira tentação que mistura cerveja, mel, nozes, passas de uva, açúcar amarelo, maçã... Enfim, uma gulodice para todos os sentidos. Fiquem então com o:

Pão doce de cerveja:

Ingredientes:

100g de açúcar amarelo
50g de manteiga derretida
1dl de cerveja preta
0,5dl de mel
200g de farinha
1 c. de chá de fermento em pó
30g de passas de uvas
30g de nozes picadas grosseiramente
1 maçã
açúcar amarelo q.b.
 
Preparação:
Bata o açúcar com a manteiga e o mel até estarem bem misturados. Junte a cerveja, as passas de uva, misture bem e adicione a farinha e o fermento. Bata durante mais um pouco até estar tudo bem ligado. Por fim junte as nozes.
Unte uma forma de bolo inglês com manteiga. Descasque a maçã, corte-a em meias-luas e disponha-as no fundo da forma. Polvilhe com bastante açúcar amarelo e deite a massa por cima. Polvilhe com açúcar e leve ao forno moderado durante aproximadamente 20 minutos. Espere que arrefeça completamente, desenforme e sirva.

Crédito da receita: Receitas da Filipa

A amiga Filipa enviou-nos desta vez uns biscoitos de cerveja preta, ideais, digo eu, para acompanhar um chá ou, quem sabe, a própria cerveja preta! Aliás, quem é de Lisboa ou pelo menos já esteve na cidade, sabe a fama que têm os pastéis de Belém. Não lhes retiro mérito mas da próxima vez que for à zona do Mosteiro dos Jerónimos, evite a enorme fila dos pastéis de Belém e aproveite para ir a um pequeno café que existe quase em frente e que confecciona uns excelentes pastéis de cerveja. Perderá quaisquer dúvidas que ainda lhe possam restar relativamente à não utilização de cerveja em receitas doces.

Entretanto, depois de fazerem estes biscoitos de cerveja, não se esqueçam de fazer uma visita ao blogue da Filipa e admirem a beleza das receitas aí colocadas. O que dizer do Risotto de morangos com poejos ou do Creme de chocolate no forno com morangos? Simplesmente divinais...

Rosquinhas de cerveja

Ingredientes:
520g de farinha
250g de manteiga
1 chávena de chá de açúcar
1 chávena de chá de cerveja preta
raspa de 1 limão
1 gota de essência de baunilha
Açúcar e canela para polvilhar
 
Preparação:
Misture todos os ingredientes numa tigela e amasse bem. Se fôr necessário junte mais um pouco de farinha até obter uma massa consistente. Forme uma bola e deixe descansar durante mais ou menos 3 horas. Passado o tempo, vá retirando pequenos pedaços de massa e com eles forme rosquinhas. Coloque-as num tabuleiro forrado a papel vegetal, não precisam de ficar muito distantes umas das outras pois elas não crescem muito, e leve a forno moderado a cozer durante mais ou menos 30 minutos. Retire as roscas do forno e passe-as por uma mistura de açúcar e canela.

Crédito da receita: Receitas da Filipa

Google