links favoritos

 

 

Sites Mais Úteis - Directório de Páginas Web em Portugal

 

 

A CERVEJA NA COZINHA - CARNE

A seguir a uma entrada fabulosa, que tal um prato principal também ele fabuloso? E para isso vamos contar com a colaboração da Filipa, a excelente cozinheira e mentora do Receitas da Filipa. Este é mais um espaço onde o destaque pricipal é a boa comida e o prazer de compartilhar receitas e truques culinários. Fiquemos, pois, com este:

Lombo de porco com cerveja e alecrim

Ingredientes:

lombo de porco
1 cenoura ralada
1 cebola picada
5dl de cerveja
5dl de caldo de legumes
1 ramo de alecrim
farinha q.b.
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.

Preparação:

Pique o alecrim. Tempero o lombo de sal e pimenta, passe pelo alecrim picado e depois passe por farinha. Leve um tacho ao lume com um pouco de azeite no fundo a aquecer. Junte a cebola picada e a cenoura ralada. Deixe alourar durante cerca de 10 minutos. Ponha o lombo no tacho e deixe alourar de ambos os lados. Regue com a cerveja e com o caldo de legumes. Tape o tacho e deixe cozinhar até estar tenro. Vá virando a carne de vez em quando e tenha atenção para não deixar pegar ao fundo do tacho pois por causa da farinha o molho fica um pouco espesso. Se fôr necessário vá juntando água. Sirva o lombo fatiado.

Crédito da receita: Receitas da Filipa

Um lombo de porco bem confecionado é sempre delicioso mas para quem tem preocupações alimentares, nem sempre a carne de porco é a melhor opção. Quem segue regimes dietéticos mais rigorosos costuma optar pelas chamadas carnes brancas (de aves), como frango e perú. A amiga Filipa, do blogue Receitas da Filipa, tenta-nos hoje com um:

Peito de perú com cerveja, cenoura e passas

Ingredientes:
1 peito de perú com 1kg
0,5dl de azeite
1 cebola grande picada
2 cenouras pequenas cortadas em pedaços
1 ramo de cheiros (salva, salsa e louro)
3dl de cerveja (loura)
100g de passas de uva sem grainhas
sal e pimenta q.b.
água q.b.

Preparação:
Num tacho deite o azeite, a cebola, as cenouras e leve a refogar. Tempere a carne de sal e pimenta e ponha no tacho, junte um pouco de água quente, tape e deixe suar durante 5 minutos em lume brando. Junte as passas, o ramo de cheiros e regue com a cerveja. Volte a tapar e deixe cozinhar até que a carne fique macia. Se fôr necessário, vá juntando um pouco de água de modo a que tenha molho. Sirva a carne cortada às fatias acompanhada com a cenoura e as passas.

Crédito da receita: Receitas da Filipa

Como diz a cara Manuela, do blogue Tertúlia de Sabores, pouco nos falta para termos um menu completo. Mas enquanto não surgem uns doces para a sobremesa, vamos-nos deliciando com mais um prato de carne, neste caso confecionado com cerveja preta. A Manuela também refere que é mais habitual associar as amêijoas à carne de porco mas acho que se vão surpreeender pela positiva com este:

Coelho Frito com Amêijoas

Ingredientes:

1 coelho médio partido em pedaços pequenos
250 g de amêijoas
3 ou 4 dentes de alho socados
1 folha de louro
1 colher de chá mal cheia de pimentão doce
2 colheres de sopa de coentros picados
1 cerveja preta
4 ou 5 colheres de sopa de azeite
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Tempere o coelho partido com, alho, louro, pimentão doce, sal e pimenta e um pouco de cerveja. Deixe a ganhar sabor por um par de horas.
Escorra bem o coelho, se necessário seque-o com papel de cozinha e guarde a marinada.
Frite o coelho em quatro ou cinco colheres de sopa de azeite até ganhar um pouco de cor.
Passe a marinada por um passador e regue o coelho com ela, acrescente a restante cerveja e deixe cozer.
Quando o coelho estiver cozido se ainda tiver muito molho leve a lume forte para evaporar e apurar, acrescente as ameijoas para abrir, polvilhe com um pouco de coentros picados e sirva de imediato.
Sirva com batata frita ou arroz branco e salada de alface com agriões ou rúcula .

Crédito da receita: Tertúlia de Sabores

Quando se fala de cozinhar com cerveja, a receita que mais rapidamente nos vem à memória é provavelmente a do frango com cerveja. Aliás, não é incomum encontrarmos receitas a associarem estes dois ingredientes nos conselhos culinários que constam das embalagens de margarinas e óleos. Esta é uma receita próxima da mais clássica mas que tem, como sempre, o dedo artístico e gastronómico da Manuela, do blogue Tertúlia de Sabores. Bom almoço (ou jantar, conforme a situação)!

Frango do Campo com Cebolas Novas e Cerveja

Ingredientes:
1 frango do campo partido em pedaços para estufar
2 ou 3 dentes de alho socado
2 cravinhos
1 folha de louro
2 cebolas novas (pode substituir por cebola normal)
1 cerveja (tipo abadia)
sal e pimenta q.b.
1 fio de azeite
salsa picada para polvilhar

Preparação:
Tempere o frango com o alho socado, o louro, o cravinho, o sal e pimenta, junte a cerveja e deixe nessa marinada um bom par de horas.

Retire o frango da marinada e reserve-a, escorra bem o frango e leve-o a dourar um pouco com um fio de azeite.

Quando estiver com uma cor, retire-o para um prato, nessa altura o tacho estará ligeiramente acastanhado no fundo, é mesmo assim, deite as cebolas cortadas aos gomos finos mexa para soltar o que está no fundo do tacho, acrescente a cerveja da marinada passada por um passador e ponha de novo o frango lá dentro.

Tape o tacho e deixe em lume brando até estar cozido, mexendo de vez em quando, se faltar molho, acrescente um pouco de água. Deite salsa picada por cima a gosto.

Sirva com puré de batata ou batata cozida e bróculos salteados.

Crédito da receita: Tertúlia de Sabores

Há pessoas que não são grandes apreciadoras de carnes muito secas, como por vezes acontece com o peito de frango ou de perú. Nesse caso, pode-se sempre optar por executar um prato apenas com as pernas das ditas aves, muitas das vezes aproveitando-se sobras de outras receitas. Esta combinação aqui proposta pela amiga Filipa (Receitas da Filipa) une dois ingredientes que costumam ir muito bem num molho para bifes: a cerveja e a mostarda. Está pois na altura de variar e experimentar estas:

Pernas de frango com cerveja e mostarda
 
Ingredientes:
4 pernas de frango
1 cravinho
1 raminho de tomilho
2 c. sopa de mostarda
2dl de cerveja branca
sal e pimenta q.b.
farinha q.b.
1dl de azeite
água q.b.
 
Preparação:
Tempere as perninhas de frango com sal, pimenta, o cravinho, o tomilho, a mostarda e regue com a cerveja. Deixe marinar durante umas horas para tomar gosto.
Retire as pernas da marinada, passe-as por farinha e leve-as ao lume num tacho com o azeite. Deixe fritar até que estas fiquem coradinhas. Junte o líquido da marinada e um pouco de água, tape o tacho e deixe cozinhar em lume brando durante cerca de 40 minutos. Vá mexendo de vez em quando de modo a que a carne não se pegue ao fundo do tacho. Como leva farinha o molho fica um pouco espesso e tem que se ter atenção para não pegar. Vá juntando água caso seja necessário. Sirva com o molho.

Crédito da receita: Receitas da Filipa

Eis mais uma experiência da amiga Manuela, neste caso com a vantagem adicional de tanto servir como refeição principal ou como um bom petisco. Entretanto, chamo a atenção para o facto da Manuela ter passado a incluir no seu blogue fotos das sua maravilhosas comidinhas. É apenas mais um dos muitos motivos que existem para fazerem uma visita ao Tertúlia de Sabores. Aqui ficam pois os:

Bifinhos de Porco com Cerveja Preta

Ingredientes:
Bife de Porco
Alho
Louro
Sumo de 1/2 limão
Pimentão Doce
Azeite
1 Cerveja Preta
Coentros Picados

Preparação:
Tempere os bifes de porco com sumo de limão, alho, louro, sal e um pouquinho de pimentão doce. Leve ao lume uma frigideira larga, (utilizei uma de ferro fundido), com um fio de azeite e aloure os bifinhos de um lado e de outro em lume forte, regue-os com meia cerveja preta, baixe o lume, ponha uma tampa na frigideira e deixe cozer lentamente enquanto prepara o acompanhamento. O molho reduzirá para 1/3 mais ou menos, polvilhe com coentros picados e sirva de imediato.

Nota: Para uma versão de petisco corte os bifinhos em tiras pequenas e quanto ao resto proceda do mesmo modo.

Crédito da receita: Tertúlia de Sabores

Pela imagem parece um empadão. Mas não deixe que a vista o engane. Esta receita tem uma volta bem diferente e, como podem constatar, fica com um aspecto magnífico. Por isso, mãos à obra! Não deixem de visitar o blogue da Filipa em http://receitasdafilipa.blogspot.com onde poderão encontrar esta e muitas outras deliciosas receitas.

Tarte de batata, carne e cerveja

 

Ingredientes:
4 a 5 batatas
400g de carne de porco, aos cubos
1 cenoura
2 c. de sopa de azeite
2 cebolas de tamanho médio
2 c. de sopa de farinha
1,5dl de caldo de carne
2dl de cerveja branca
1 raminho de alecrim
1 rolo de massa quebrada de compra
1 ovo batido
Sal e pimenta q.b.

Preparação:
Aqueça o azeite num tacho, junte os pedaços de carne e deixe corar, mexendo de vez em quando. Junte as cebolas cortadas em quartos assim como a cenoura cortada em pedaços e deixe refogar. Adicione a farinha e mexa bem. Gradualmente, deite o caldo de carne e a cerveja, tape e deixe cozinhar durante meia hora mexendo ocasionalmente. Passado os 30 minutos, junte as batatas previamente descascadas e cortadas em cubos, ao preparado da carne. Tempere de sal e pimenta, junte o raminho de alecrim, volte a tapar e deixe cozer durante mais 20 minutos.

Deite numa tarteira ou tabuleiro de forno. Desenrole a massa e coloque-a sobre o preparado. Enrole para dentro o excedente de massa de modo a criar um rebordo, pincele com o ovo batido, faça uns pequenos recortes na massa para deixar escapar o vapor e leve ao forno durante 25 minutos ou até que esta esteja dourada e cozida. Sirva de imediato directamente da tarteira ou tabuleiro.

Crédito da receita: Receitas da Filipa

O molho teriyaki é feito à base de soja, vinho de arroz, vinagre de arroz, açúcar, gengibre e alho. Muito utilizado sobre legumes crus ou comida frita (as tempuras), serve também para temperar arroz ou massas, ou para animar marinadas de peixe ou carne. Dá à refeição que estamos a confeccionar um carácter oriental muito característico. É ele a estrela de mais esta deliciosa receita da Filipa:

Carne de porco com cerveja e molho teriyaki

Ingredientes:
4 fatias de lombo de porco
1/4 de chávena de cerveja preta
2 c. de sopa de molho teriyaki
2 c. de sopa de açúcar amarelo
2 dentes de alho finamente picados
1 c. de chá de ervas provence *
sal e pimenta q.b.

Preparação:
Com um martelo de cozinha bata na carne levemente de modo a amaciá-la um pouco. Ponha a carne numa tigela, tempere de sal e pimenta, junte o açúcar, o molho teriyaki, as ervas e regue com a cerveja. Deixe marinar durante 30 minutos a 1 hora.
Aqueça o grelhador de cozinha e pincele-o com azeite. Retire a carne da marinada e coloque-a para grelhar. Coloque metade da marinada num tacho e leve ao lume até ferver e reduzir. Com a restante marinada, vá pincelando a carne à medida que esta grelha. Retire a carne do grelhador, coloque no prato de servir e regue com a marinada quente. Sirva de imediato.

* ervas provence são uma mistura de ervas secas que se encontram no supermercado.

Crédito da receita: Receitas da Filipa

Desta vez, o chefe Marcos Xinef propõe-nos um prato que foge aos parâmetros normais que podemos estabelecer para uma receita dita tradicional. Apesar disso, os ingredientes são bastante comuns e a mistura, segundo ele, fica sublime. Vamos pois experimentar o:

Repolho gratinado na cerveja com linguiça e bacon

Ingredientes
750 gramas de linguiça
250 gramas de bacon em fatias
550 ml de caldo de frango
250 ml de cerveja preta encorpada
130 ml de azeite
1 cebola pequena bem picada
1 repolho grande
sal e pimenta do reino a gosto

Preparação
Espete levemente a linguiça com um garfo e coloque numa vasilha com a cebola, o azeite, sal e pimenta. Deixe marinar por uma hora, virando a linguiça com frequência. Corte o repolho em dez fatias do mesmo tamanho e escalde em água fervente por três minutos. Escorra bem e coloque num refratário fundo. Arrume a linguiça e o bacon sobre o repolho, regue com o caldo de frango e a cerveja preta. Tempere com sal e pimenta do reino. Cubra o refratário e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 50 minutos. Sirva bem quente.

Crédito da receita: Marcos Xinef para o blogue Futepoca

A carne de borrego nem sempre é consensual junto dos comensais mas, pessoalmente, é das carnes que prefiro, a par da de cabrito. Infelizmente, as novas gerações são criadas à base de bifes com molhos e hambúrgueres. Nada contra, desde que se vá intervalando com alimentos mais saudáveis e outros tipos de carne. Não é expectável que se goste logo à primeira de umas papas de sarrabulho ou de uma mãozinha de vaca. Mas a perda de diversidade culinária é algo que se nota, desde logo nas ementas dos restaurantes, que cada vez mais apostam nas receitas amplamente aceites. Bom, queixumes à parte, fiquemos com este Borrego com cerveja que nos enviou a amiga Manuela do Tertúlia de Sabores:

Borrego com Cerveja (para 2 pessoas)

Ingredientes:
1 cachaço de borrego
6 cenouras pequenas
1 cebola
1 dente de alho
coentros a gosto
sal e pimenta acabada de moer
1 cerveja (mini)

Preparação:
Coloquei um fio de azeite no fundo da panela de pressão e deixei alourar o borrego de ambos os lados; quando ficou com uma cor tostadinha, deitei por cima a cebola picada grosseiramente, o dente de alho muito picadinho, porque não gosto de encontrar o alho na comida, as cenouras cortadas às rodelas, temperei com sal e pimenta e deitei por cima os coentros; depois pus lá para dentro a cerveja, fechei a panela de pressão e deixei cozinhar por cerca de 15 ou 20 minutos. Entretanto fiz um arroz branco (basmati) e cozi uns brócolos para acompanhar

Nota: Acredito que a maioria já sabe, mas nunca é demais recordar. Para quem usa panela de pressão, não se esqueçam que não podem abrir a panela enquanto ela está sob pressão, ou seja com vapor lá dentro, porque correm o risco grave de se queimarem. O ideal é apagar o fogão, esperar algum tempo e só depois abrir a panela.

Crédito da receita: Tertúlia de Sabores

Ao longo das receitas que temos vindo a colocar nesta rubrica do Cervejas do Mundo, a carne tem sido um parceiro quase sempre presente da cerveja. Ainda assim, e apesar de ser notoriamente mais difícil encontrar uma receita de peixe que inclua cerveja, nem por isso ficamos mais condicionados ou sujeitos a uma menor variedade de escolhas. Nas carnes, já publicámos receitas com frango, porco, peru ou coelho. Hoje, vamos apostar na vitela através de mais uma magnífica receita da amiga Manuela do site Tertúlia de Sabores:

Vitela no tacho

Ingredientes:
500 g vitela para estufar
3 cenouras
1 cebola grande
4 batatas pequenas
1 fio de azeite
1 cerveja
sal aromatizado (utilizei o sal para grelhados picante da Casa do Sal da Figueira da Foz)

Preparação:
Numa panela de pressão, alourar a carne num fio de azeite, adicionar a cebola picada grosseiramente e as cenouras cortadas às rodelas grandes, temperar com sal, regar com a cerveja, fechar a panela e cozinhar por cerca de meia-hora.
Deixar sair o vapor todo antes de abrir a panela, adicionar as batatas e cozinhar por mais cinco minutos, apagar o lume e deixar a panela fechada por mais 10 minutos.
Abrir então a panela e servir quente.

Crédito da receita: Tertúlia de Sabores

Passada a histeria colectiva em torno da gripe das aves, exacerbada pela vontade doentia de alguns jornalistas em criar notícias, eis que o amigo frango voltou à cozinha e daí para a mesa de grande parte dos consumidores. De facto, esta ave apresenta grandes qualidades, não apenas gastronómicas mas também no que concerne à manutenção de uma dieta saudável e equilibrada. Esta é mais uma receita preparada pela Filipa e publicada no seu site, o Receitas da Filipa. Esperemos que gostem:

Frango em polme de cerveja

Ingredientes:
4 peitos de frango
2 c. de sopa de molho teriyaki
2 c. de chá de sumo de limão
1 c. de chá de açúcar
1 chávena de chá de farinha
rodelas de limão
1 chávena de chá de cerveja branca
sal e pimenta q.b.
1/4 de chávena de chá de sementes de sésamo
2 dentes de alho picados

Preparação:
Tempere os peitos de frango com sal e pimenta. Espalhe por cima deles os dentes de alho picados assim como algumas rodelas de limão. Deixe marinar durante 30 minutos a 1 hora.
Prepare o polme: Num prato fundo, junte o molho teriyaki com o sumo de limão e o açúcar e mexa até que este se dissolva. Adicione a farinha e as sementes de sésamo e vá deitando aos poucos a cerveja, mexendo sempre até que que fique bem misturado.
Retire os dentes de alho e as rodelas de limão de cima dos peitos de frango e passe-os pelo polme, até que fiquem totalmente cobertos por ele.
Frite em óleo bem quente até que fiquem dourados de ambos os lados. Retire e coloque a escorrer sobre papel absorvente. Sirva de seguida.

Crédito da receita: Receitas da Filipa

Google