links favoritos

 

 

Sites Mais Úteis - Directório de Páginas Web em Portugal

 

 

A CERVEJA NA COZINHA - MARISCO

Tenho muita honra que a primeira proposta culinária venha da criatividade gastronómica da amiga Manuela, a brilhante mentora das receitas publicadas no excelente blogue Tertúlia de Sabores. As receitas com cerveja serão publicadas aqui no CdM mas há muitos outros motivos para visitarem o blogue desta cozinheira de mão cheia!

Camarão Estufado com Cerveja e Coentros

Ingredientes:

Camarão ou Gambas não muito grandes cerca de 600g
Um fio de azeite
Um molhinho de coentros picados
Uma colher de chá de mostarda
Um copo de cerveja branca (tipo Lager)
2 dentes de Alho picado
Sal e picante q.b.

Preparação:

Descongelam-se e lavam-se os camarões, salpicam-se de sal para que tomem o sal e no final o molho não fique muito salgado.

Num tacho coloca-se o fio de azeite e o alho, deixa-se aquecer ligeiramente o azeite e colocam-se os camarões, dissolve-se a mostarda no copo de cerveja e regam-se os camarões, deitam-se os coentros por cima, o picante e tapa-se o tacho, o lume deve ser forte e apenas o tempo suficiente para cozer o camarão, creio que 10 a 15 minutos.
Assim que estiver cozido destapa-se o tacho e serve-se de imediato. A acompanhar é desnecessário dizer que uma cerveja bem fresquinha é o ideal.

Crédito da receita: Tertúlia de Sabores

A próxima receita vem do Brasil e foi elaborada pelo chefe Marcos Xinef. Esta é mais uma das facetas da parceria entre o Cervejas Do Mundo e o blogue Futepoca, que nos permite publicar algumas das obras gastronómicas que o chefe Xinef elabora para publicação no blogue. É de salientar que as receitas que saem no Futepoca têm sempre como ingrediente uma bebida alcoólica, sendo que dessas apenas publicaremos as que têm cerveja como ingrediente. Vamos então experimentar os:

Mariscos na Cerveja

Ingredientes:
Meio quilo de mariscos com casca
Quatro tomates maduros
Uma cebola grande
Dois pimentões verdes
Dois dentes de alho
Um copo de 300 ml de cerveja de trigo
Pimenta do reino a gosto
Sal a gosto

Preparação:
Em uma panela, refogue no azeite os temperos picados, por ordem: alho, cebola, pimentões e tomates. Depois, acrescente a cerveja e os mariscos, coloque a pimenta do reino e o sal, a gosto, tampe a panela e ferva em fogo baixo. Quando os mariscos abrirem a casca, está pronto para servir.

Crédito da receita: Marcos Xinef para o blogue Futepoca

 

Quem já teve a felicidade de viajar para a Bélgica, sabe a grande diversidade de cervejas fabulosas que são produzidas nesse país. Em termos gastronómicos, os mexilhões são presença constante em qualquer ementa e podem aparecer confeccionados das mais diversas maneiras. A proposta que aqui vos trazemos é uma das mais tradicionais e também das mais comuns, sendo igualmente uma das melhores.

Mexilhão com cerveja e bacon

Ingredientes:
2 kg de mexilhão fresco
1 cebola média em cubos
2 aipos esmagados
50 gr de manteiga
60 cl de cerveja (se possível uma witbier)
200 gr fatias bacon fumado
2 colheres de chá de salsa picada

Preparação:
Limpar bem o mexilhão; saltear o aipo e a cebola em manteiga. Junte os mexilhões e depois a cerveja ao preparado anterior. Levar a ferver e deixar em lume vivo durante cerca de 4 minutos até os mexilhões começarem a abrir. De seguida juntar o bacon, muito perto do fim por forma a não salgar os mexilhões. Salpicar com a salsa e servir com batatas fritas e pão para embeber no molho.

Crédito da receita: Roger Protz, The Ultimate Encyclopedia of Beer, p. 191.

Google