links favoritos

 

 

Sites Mais Úteis - Directório de Páginas Web em Portugal

 

 

A CERVEJA NA COZINHA - DOCES & SOBREMESAS

Para iniciar a representação das sobremesas, a amiga Manuela do Tertúlia de Sabores preparou uma variação à receita que habitualmente utiliza para confeccionar crepes. Neste caso, é a cerveja que fermenta a massa, podendo posteriormente levar recheio doce para uma sobremesa ou salgado para um pequeno lanche.

Massa para Crepes

Ingredientes:
250 g de farinha de trigo
2 colheres de sopa de açúcar
3 ovos a 4 ovos consoante o tamanho
2 colheres de sopa de margarina derretida
2,5 dl de cerveja branca
2,5 dl de leite
4 colheres de sopa de rum
1 pitada de sal

Preparação:
Numa tigela misturar as farinhas, o sal e o açúcar, adicionar a margarina derretida, e os ovos, um a um.

Adicionar, pouco a pouco o leite, a cerveja e o rum. Deixe repousar a massa no frio durante uma hora.

Aquecer uma frigideira, de preferência anti-aderente, untá-la com um pouco de margarina antes do primeiro crepe, e pôr uma concha de massa na frigideira, fazê-la rodar de imediato de forma a preencher a base da frigideira, esperar um pouco e virar o crepe com a ajuda de uma espátula. Os crepes devem ficar de aspecto dourado

Fazer os restantes crepes, não é necessário pôr mais gordura, e servi-los quentes com doces de fruta ou com queijo e fiambre.

Para manter os crepes quentes enquanto está a confeccionar os restantes, pô-los num prato sobre um tacho com água quente.

O recheio dos crepes depende da imaginação de cada um.

Podem ser salgados, com queijo ou fiambre ou ambos.

Podem ser doces com doces ou geleias, gelado com molho de chocolate, ou simplesmente com mel ou salpicados de açúcar e canela.

Crédito da receita: Tertúlia de Sabores

Mais uma receita doce, em que a cerveja tem um lugar de destaque. São de facto inúmeras as combinações possíveis e as potencialidades da cerveja na cozinha. Exemplo disso é esta:

Mousse de bolacha com cerveja

Ingredientes:
1 garrafa de cerveja tipo pilsner
24 bolachas tipo Maria torrada
500 g de açúcar pilé
2,5 dl de água
8 ovos
30 amêndoas peladas
6 cerejas cristalizadas

Preparação:
Pôr as bolachas a demolhar na cerveja. Levar ao lume o açúcar com a água até atingir ponto de pérola e acrescentar as bolachas escorridas e desfeitas à mão. Levar novamente ao lume e, em fervendo, retirar e adicionar as gemas, uma a uma. Volta ao lume até começar a ferver e nessa altura deitam-se as amêndoas raladas e por fim as claras batidas em castelo. Enfeitar com as restantes amêndoas e com as cerejas cristalizadas.

Crédito da receita: "A cerveja no mundo em em Portugal", Manuel Paquete.

Google