links favoritos

 

 

Sites Mais Úteis - Directório de Páginas Web em Portugal

 

 

A CERVEJA NA COZINHA - SOPAS & ENTRADAS

Portugal é um país com uma larga tradição na área das sopas, existindo múltiplas variações sobre um mesmo tema e centenas de combinações possíveis. Por isso, não é muito de estranhar que tenham surgido nos últimos anos cadeias de fast-food onde o prato principal é a sopa (género Loja das Sopas, passe a publicidade). Todavia, a sopa de cerveja nunca fez parte da nossa tradição, sendo no entanto bastante comum em países da Europa Central, onde servia de complemento energético para os severos Invernos que costumam assolar essas regiões. Pela curiosidade da receita e dos ingredientes envolvidos, aqui vos deixo uma:

Sopa de Cerveja Alemã

Ingredientes:

600ml cerveja tipo lager (de preferência alemã)
1 cravinho esmagado
1 pau de canela pequeno
1 colher de chá de açúcar mascavado
1/2 colher de chá de sumo de limão
1 colher de chá de farinha de milho
2 ovos (separar as gemas e as claras)

Preparação:
Misture a cerveja, o cravinho, a canela, o açúcar e o sumo de limão e faça ferver. À parte, misture a farinha de milho com apenas uma colher de chá do líquido que tem a ferver, dissolva e junte à sopa para a engrossar ligeiramente.

Entretanto, vá batendo as gemas de ovo e adicione-as à sopa, mexendo sempre. Finalmente, bata as claras rapidamente e deite-as na sopa a ferver. Deixar escalfar até as farripas brancas dos ovos se formarem. Caso prefira, pode escalfar os ovos inteiros. Sirva acompanhada de pequenos pedaços de pão torrado.

Crédito da receita: Roger Protz, The Ultimate Encyclopedia of Beer, p. 191.

Para hoje escolhi uma receita bem típica portuguesa: Pezinhos de porco à Alentejana, onde o destaque, para além dos pezinhos e da cerveja, vai para o uso de coentros, um dos "cheiros" mais utilizados na gastronomia portuguesa e que dá um aroma e paladar muito característicos e nem sempre do agrado dos estrangeiros que nos visitam. Fiquem então com os:

Pezinhos de porco à Alentejana

Ingredientes:
1 cebola inteira
5 dentes de alho
3 cravos de cabecinha
1 cerveja Sagres
azeite, sal e pimenta q.b
1 ramo de contros
3 ou 4 pezinhos de porco

Preparação:
Chamusque e raspe bem os pezinhos de porco e lave-os em água fria.
Coza em seguida os pezinhos em água e sal, adicionando também a cebola e os cravinhos. Depois de cozidos, desossam-se e deixam-se arrefecer. Faz-se então um refogado com azeite, os dentes de alho pisados e coentros. No caldo em que cozeram os pezinhos, desfaz-se uma colher de farinha maizena e junta-se ao refogado. Deixa-se ferver. Junta-se então os pezinhos e uma cerveja e deixa-se ferver novamente. Rectifique o sal e deixe apurar. Aconselha-se a que se comam os pezinhos ainda quentes.

Crédito da receita: A Cerveja Sagres na Cozinha Portuguesa, Sociedade Central de Cervejas, 1975.

Mais uma receita preparada pelo chefe Marcos Xinef e já publicada no nosso site parceiro Futepoca. Desta vez entramos na área dos petiscos, neste caso um género de um guisado de legumes muito especial que o chefe apelidou de:

Kripto-caponata do manguaça Mumu

Ingredientes:
150g de beringela
50g de aboborinha italiana
50g de cebola
50g de pimentão vermelho
50g de pimentão amarelo
20g de uva passa sem caroço
20g de azeitona sem caroço
30ml azeite extra virgem
1 lata (350ml) de cerveja preta extra forte
100 ml de rum ouro
3 ml de vinagre de vinho branco
pimenta do reino a gosto
sal a gosto
orégãos a gosto

Preparação
Corte os legumes em cubos médios. Arrume-os em uma assadeira e tempere com azeite, sal, pimenta do reino, orégãos, cerveja e rum. Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré aquecido a 180ºC e asse até estarem macios. Retire do forno, adicione o vinagre e misture bem. Resfrie e sirva frio. Dica: compre um pão italiano, corte em fatias e coma junto com a caponata.

Crédito da receita: Marcos Xinef para o blogue Futepoca

O pão é um dos produtos em que Portugal tem mais tradição. Quase qualquer povoação tem um pão típico e não é difícil encontrar na memória colectiva tipos de pão como o de Mafra, o alentejano ou a broa de Avintes. Para além destes, há inúmeras combinações possíveis, sejam elas com queijo e fiambre, manteiga, torresmos ou então com uma sardinha assada a cavalo. A Filipa, a nossa gastrónoma de eleição, propôs-nos desta vez uns pãezinhos de cerveja recheados com chouriço. Está-se mesmo a ver: para além da cerveja na composição, o que estes pães estão mesmo a pedir é que sejam acompanhados por... uma boa cerveja, claro está! Espero que gostem!

Pãezinhos de cerveja com chouriço

Ingredientes:
2 ovos
1 chávena de chá de óleo
1 chávena de chá de cerveja branca
1 c. de sopa de açúcar
1 de chá de sal
1 c. de sopa de fermento em pó
700g de farinha
chouriço em pedaços q.b.
 
Preparação:
Coloque numa tigela os 5 primeiros ingredientes e bata um pouco. Junte o fermento em pó e vá acrescentando a farinha aos poucos, amassando bem até obter uma massa homogénea. Se fôr necessário adicione mais um pouco de farinha. Tape e deixe descansar durante 30 minutos. Passado o tempo, vá retirando pequenos pedaços de massa, recheie com o chouriço e molde pãezinhos. Coloque-os num tabuleiro polvilhado de farinha e deixe descansar 10 a 15 minutos. Leve a forno moderado a cozer durante aproximadamente 25 a 30 minutos. Sirva mornos ou frios, conforme preferir.

Crédito da receita: Receitas da Filipa

Google