links favoritos

beer-coasters.eu

 

 

 

 

 

vamos falar com... A CERVEJARIA DORTMUND

A Cervejaria Dortmund é a mais nova Microcervejaria Artesanal do Brasil, localizada em Serra Negra, no circuito das Águas Paulistas. Estilos de cerveja atrativos, ingredientes criteriosamente selecionados e equipamentos de última geração, aliados às mais tradicionais técnicas cervejeiras, permitem à Dortmund elaborar cervejas de grande qualidade e que possibilitam a harmonização com as melhores receitas gastronómicas.

O meu obrigado ao Marcel pela sua simpatia e disponibilidade e o meu desejo que continuem a produzir cerveja de qualidade durante muitos e longos anos.

CervejasDoMundo (CdM) - Quando e como surgiu a ideia de criação do projeto da Dortmund?

Cervejaria Dortmund (CD) - A idéia de montar uma cervejaria é algo que já tinha em mente desde 2001, quando comecei a provar cervejas especiais e viajar para os EUA e Europa para conhecer de perto como eram feitas estas cervejas e conhecer as cervejarias e brewpubs em si.
A partir dai comecei a me aprofundar no assunto através das literaturas estrangeiras, lendo todos os livros e revistas sobre o assunto que conseguisse encontrar. Fiz cursos de cervejeiro caseiro e no SENAI, mas sempre pensando em no futuro montar uma micro.
A escolha de Serra Negra foi devido a boa localização e água em volume e qualidade suficiente para atender a fábrica, e também por Serra Negra receber milhares de turistas e ser conhecida nacionalmente pelo seu clima e qualidade das águas medicinais.

CdM - A microcervejaria é das mais recentes no mercado de cervejas artesanais do Brasil. Quais foram as maiores dificuldades e alegrias durante esses primeiros tempos?

CD - A Dortmund é mais nova Microcervejaria Artesanal do Brasil, localizada em Serra Negra, no circuito das Águas Paulista. As maiores dificuldades são a burocracia e inúmeras exigências para se abrir um empreendimento no Brasil, mas tudo isso é esquecido ao ver a alegria dos consumidores satisfeitos elogiando o produto.

CdM - Que estilos são atualmente elaborados pela Dortmund? Há projetos para produzir novas cervejas num futuro próximo?

CD - Atualmente temos a Pilsen, a Witbier e a Chocolate Stout. Novos estilos surgirão ao longo do ano como IPA, Oktoberfest, Hefeweizen, Pale Ale entre outras sazonais.

CdM - A Dortmund só produz chopp ou também vende cerveja em garrafa?

CD - Atualmente a produção é somente em chopp em barris de inox e descartáveis (Key Keg) que seguem para outros estados, mas a partir do inicio de 2012 começará a envasar em garrafas.

CdM - Em que locais é possível atualmente beber uma Dortmund?

CD - A Dortmund é encontrada localmente, na região de Serra Negra e em breve no próprio bar da fábrica.

CdM - Qual o público-alvo da cervejaria?

CD - A Cervejaria Dortmund surgiu da necessidade de oferecer ao verdadeiro apreciador de cerveja um produto puro e sofisticado para satisfazer os consumidores mais exigentes. O publico da Dortmund é constituído de pessoas exigentes e que sabem diferenciar um produto artesanal de qualidade das cervejas comuns.

CdM - A qualidade das matérias primas comercializadas no Brasil é similar à do exterior? As cervejarias brasileiras têm acesso à mesma oferta de insumos para poder competir de igual para igual com as importadas?

CD - Sim, temos toda a linha de maltes da Weyermann e Castle Malting, assim como todos os lúpulos produzidos na Europa, EUA e Argentina. A única limitação são os fermentos que só temos seco, não existindo nenhum laboratório que venda os fermentos líquidos que são bem melhores para a cerveja.

CdM - Existe alguma companhia ou cervejas que tenham influenciado decisivamente os estilos e as cervejas que vocês decidiram criar ou o conceito Dortmund foi desenvolvido mesmo desde a raiz?

CD - Começamos com o trio básico que quase todas as microcervejarias iniciam, uma Pilsen, uma receita de trigo e uma escura como Stout ou Porter. Na receita de trigo inovamos ao lançar a primeira Witbier nacional ao invés da Hefeweisen Alemã pois é o meu estilo favorito. A partir do momento que iniciar o envase teremos muitas novidades com forte influencia da escola americana, pois o cervejeiro que trabalha na Dortmund trabalhou durante 16 anos em microcervejarias americanas e possui muitas receitas premiadas.

CdM - Como analisa a evolução do mercado cervejeiro brasileiro nos últimos anos, em função das muitas aquisições entre as macros e o surgimento de inúmeras micros um pouco por todo o Brasil?

CD - O Mercado Brasileiro de Microcervejarias está em um momento de grande expansão, onde vemos muitas empresas surgindo em todos os cantos do País. Mas infelizmente nem todas sobreviverão, pois não se preocupam com qualidade ou seus proprietários não entendem nada de cerveja... As aquisições estão até ajudando o cenário, pois as micros que foram adquiridas tiveram uma grande ajuda na questão de distribuição e estão chegando em pontos de venda que antes era impossível estar. A boa noticia é que até o momento a qualidade delas se manteve inalterada.

CdM - Uma sugestão gastronômica para acompanhar as vossas cervejas...

CD -

  • 1842 Pilsner:

Entradas e aperitivos: Amendoim, Castanha de Cajú, Batata Frita, Casquinha de Siri, Acarajé, Hambúrguer;

Queijos: Frescal, Minas, Cheddar, Mozarella de Búfala;

Saladas: Folhas e Ceasar Salad;

Aves: Frango assado, grelhado ou frito, Lingüiça de Frango;

Massas: Lasanha, Canelone, Macarrão e Pizza;

Carnes: Lombo de Porco;

Comidas Típicas: Arroz e Feijão, Feijoada, Churrasco, Comida Indiana, Chinesa e Japonesa, Vatapá;

Frutos do Mar: Camarão, Caranguejo, Truta, Peixe Frito.

  • Nostradamus Stout:

Aves: Pato, Codorna, Peru, Faisão, Chester, Lingüiça de Frango;

Carnes: Lombo de Porco, Lombo defumado;

Comidas Típicas: Feijoada, Churrasco, Vatapá;

Frutos do Mar: Ostras, Caviar, Moqueca Baiana, Moqueca Capixaba;

Sobremesas: Cheesecake, Petit Gâteau, Torta de Chocolate.

  • Schloss Witbier:

Queijos: Brie, Camembert;

Saladas: Saladas de folhas, Caesar Salad;

Embutidos: Salsicha de Porco, Lingüiça de Porco;

Pratos Típicos: Comida Chinesa;

Frutos do Mar: Camarão, Caranguejo, Atum, Truta, Peixe Frito, Lagosta;

Sobremesas: Tortas de Limão, Laranja, Maça (Apfelstrudel);

Frutas: Frutas vermelhas e Frutas Cítricas.

CdM - Motivos para visitar a Serra Negra e a região do circuito das Águas Paulistas para além, obviamente, da oportunidade para degustar os chopes da Dortmund?

CD - Serra Negra é uma pequena cidade de montanha, com clima mais frio que as demais cidades da região, possui belas paisagens, uma excelente rede hoteleira e gastronomia, um comércio muito rico e é famosa pelas suas aguas medicinais.

CdM - Planos e projetos para o futuro da Dortmund?

CD - Crescer lentamente sempre focando na qualidade em primeiro lugar.


Mais informações sobre a empresa, sua história, pontos de venda, contatos e outros assuntos podem ser obtidas no site da Cervejaria Dortmund.

Google