links favoritos

 

 

o que usar para limpar o paladar?

Para um consumidor diário de cerveja, a importância da mistura de sabores e limpeza do paladar é algo de importância diminuta. De facto, se a cerveja servir apenas para acompanhar uma refeição ou para refrescar, em conjunto com uns aperitivos, salgados ou tremoços, esse aspecto não tem especial relevo. Tal muda de figura se nos propusermos a fazer uma prova de cervejas, onde tenhamos de experimentar, em poucas horas ou mesmo minutos, várias marcas e estilos de cerveja. Por conseguinte, torna-se importante apercebermo-nos dos diversos produtos que nos podem ajudar a limpar o gosto que fica na boca após termos experimentado uma determinada cerveja ou fumado um cigarro ou comido algo.

Como exemplo podemos dar o de uma cerveja Lambic, neste caso uma Kriek. Estas cervejas podem ser servidas como sobremesa, dado o seu carácter algo doce e leve, com sabor a frutas. Se antes tivermos comido uma mousse de chocolate, o doce desta sobremesa irá toldar grande parte das sensações que esta cerveja nos poderia transmitir, sobressaindo essencialmente o seu carácter ligeiramente ácido o que, para certas pessoas, não será nada agradável. Deste modo, há que limpar o paladar para que, após se ter comido a mousse, as nossas papilas gustativas voltem, digamos, à estaca zero.

      ”Copo”       ”Cracker”

Como em muitas outras situações, cada caso é um caso e o gosto e hábitos das pessoas variam fortemente. Todavia, há alguns truques essenciais que constam sempre da lista de qualquer apreciador de cervejas como sendo bons produtos para limpar o palato. À cabeça de todos surge a água. Um copo de água à temperatura ambiente não só ajuda a limpar os diferentes sabores que temos na boca como também tem o bónus de nos hidratar, algo de extrema importância quando se está a beber álcool. Como complemento da água, pode-se comer pão ou bolachas tipo crackers com pouco sal. Pessoas há que preferem comer umas pipocas sem sal ou biscoitos de araruta. Como já referi, é apenas uma questão de gosto. Pessoalmente, aconselho um copo de água e bolachas cream cracker o menos salgadas possível. Mas também no consumo destas há que ter algum rigor, não se vá ter ainda o sabor da bolacha quando estamos a experimentar a cerveja!

Finalmente, há que dar um destaque especial ao arqui-inimigo do sabor: o tabaco. Está cientificamente provado que as pessoas que fumam com regularidade têm uma percepção sensorial ao nível do aroma e paladar bastante inferior às pessoas que são não-fumadoras. Logicamente, para se fazer correctamente a avaliação a uma cerveja, devemo-nos abster de fumar. Caso isso não seja possível, a melhor maneira de limpar o sabor do tabaco é bebendo um café forte ou um chá preto também forte. Posteriormente, utiliza-se o processo normal de água e pão/crackers.

Publicado a 06/03/2007

Google