links favoritos

beer-coasters.eu

 

 

Sites Mais Úteis - Directório de Páginas Web em Portugal

 

 

PRENDAS CERVEJEIRAS PARA O NATAL

A aproximação da época natalícia traz, a muitos de nós, sentimentos nostálgicos e recordações de um passado onde o colorido do presépio e da árvore de Natal e a abertura das prendas eram o culminar de um período de festa e alegria, em função também das férias escolares dos mais novos. Actualmente, grande parte das tradições têm vindo a desaparecer, imperando essencialmente o espírito de consumo, visível nos anúncios de cariz natalício que começam a ser transmitidos ainda no decurso mês de Outubro. Tamanha sofreguidão publicitária não deixa de condicionar as nossas escolhas e criar uma certa ansiedade na altura de pensarmos o que devemos oferecer aos nossos familiares e melhores amigos. Todavia, as grandes ideias para prendas estão, muitas das vezes, mesmo ali debaixo dos nossos olhos. Por conseguinte, se as coisas podem ser simples, para quê complicá-las? A um apaixonado por cerveja porque não oferecer… cerveja!? Eis pois algumas sugestões de prendas relacionadas com o mundo cervejeiro, que por certo agradarão ao verdadeiro apreciador desta maravilhosa bebida:

1. Compre cerveja online.

Se é verdade que as cervejeiras nacionais têm, nos últimos anos, diversificado significativamente a sua gama de produtos, ao mesmo tempo que alguns supermercados dispõem já de uma oferta razoável de cervejas importadas, o certo é que muitos estilos e boas marcas ainda se encontram ausentes do mercado nacional. Desse modo, torna-se uma opção interessante comprar cerveja numa das diversas lojas de comércio electrónico que se dedicam exclusivamente a venda de artigos cervejeiros. Dê uma vista de olhos por duas ou três, verifique o modo como se compra, o sistema de pagamento e a forma de entrega e, se optar por adquirir algo, vai ver que o difícil será decidir quais as cervejas a escolher, dada a qualidade e variedade existentes. Para que comece a sua procura mais facilmente, sugiro apenas alguns links de lojas online a partir dos quais poderá iniciar a sua pesquisa:

2. Ofereça um livro sobre cerveja

Todos os anos são editados novos livros cuja temática abarca o mercado das cervejas (infelizmente raramente em português). Ainda assim, apesar das novidades, há alguns clássicos que são oferta segura para quem quer saber um pouco mais sobre o mundo cervejeiro. Nem todos estão disponíveis em livrarias nacionais mas poderá encomendá-los em sites como a Amazo, a Barnesnadnoble ou a Livraria Saraiva.

  • Michael Jackson's Great Beer Guide: 500 Classic Brews – de Michael Jackson

  • Beer Drinker's Bible: Lore, Trivia & History – de Gregg Smith e Carrie Getty

  • The Brewmaster's Table: Discovering the Pleasures of Real Beer with Real Food – de Garrett Oliver

  • How to Brew: Everything You Need To Know To Brew Beer Right The First Time – de John J. Palmer

  • Larousse da Cerveja - de Ronaldo Morado

3. A opção roupa

Bom, não é propriamente cerveja, mas imagino que quem goste desta bebida não se importe de ter uma t-shirt ou um boné com a sua marca de cerveja preferida. Em Dublin, por exemplo, são dezenas as lojas onde é possível comprar uma caneca, uma camisa, uma mochila ou um chocolate com a marca Guinness. Por cá… bem, por cá o melhor é procurar e ter alguma sorte. Eis dois endereços onde poderá perceber melhor a diversidade de artigos e roupas que existem:

4. A escolha mais dispendiosa mas decerto mais surpreendente: o turismo cervejeiro

Existem dois pressupostos essenciais caso queira oferecer este tipo de presente: ter algum desafogo económico e assegurar-se que a pessoa a quem irá oferecer a prenda tem, pelo menos, uma semana disponível para férias. Cervejeiras, no caso. O turismo cervejeiro é um nicho de mercado que tem tido um crescimento significativo nos últimos anos. Provavelmente não imagina o que algumas pessoas são capazes de gastar e de viajar para conseguirem visitar uma determinada empresa ou beber uma marca que só exista numa povoação em específico. Como funciona então este tipo de turismo? Imagine que gostaria de visitar algumas companhias cervejeiras na Bélgica, nomeadamente algumas abadias e mosteiros trapistas. Existem operadores turísticos que desenharam programas muito específicos, que incluem visitas a locais cervejeiros de culto, provas de degustação, acompanhamento do processo de elaboração, etc. Para um apreciador de cerveja, será certamente uma felicidade enorme poder dedicar-se exclusivamente a este género de actividades durante uma semana! É, sem dúvida, o paraíso para os verdadeiros apreciadores. O turismo cervejeiro é especialmente forte em países como a Inglaterra, os E.U.A., a Bélgica ou a Alemanha. Mais uma vez, e apenas a título de exemplo, sugiro a visita a dois sites que se dedicam a este tipo de turismo:

5. E que tal um sistema para tirar imperiais em casa?

Os sistemas de cerveja à pressão para uso doméstico são já uma realidade no mercado. Muito comuns em inúmeros países da Europa, só recentemente foram introduzidos pelas duas maiores companhias cervejeiras a operar em Portugal – a Unicer e a Central de Cervejas. Estas duas empresas apostaram em sistemas diferentes mas cujo objectivo final pretende ser o mesmo: poder beber a sua imperial sem ter de sair de casa. Facilmente poderá encontrar estes e outros produtos similares (Bitburger, Heineken, Warsteiner ou Kostritzer) num super ou hipermercado. Mas atenção: não se surpreenda com a disparidade de preços. Ainda que os pressupostos sejam idênticos, os mecanismos de tiragem podem envolver tecnologias muito diferentes, pelo que convirá experimentar os diversos sistemas existentes para verificar qual aquele que mais lhe agrada.

6. Inscrição num clube de cerveja

Lamento alguma redundância que por vezes possa apresentar, mas a realidade é essa pelo que não devo deixar de a frisar: a falta de cultura cervejeira no nosso país faz com que também este conceito seja abstruso para a maior parte de nós. Como funciona então um clube de cerveja? Basicamente, uma pessoa inscreve-se num dado site, paga uma determinada quota, e uma vez por mês recebe em sua casa uma encomenda com um gama variada de cervejas, escolhidas pelos administradores do clube. Em geral são cervejas raras, difíceis de encontrar, e que só através deste sistema estão disponíveis para a maioria das pessoas. Existem inúmeros formatos deste tipo de clubes pelo mundo fora. Na minha perspectiva, o mais habitual assenta numa modalidade em que são entregues 6 garrafas por mês de 2 cervejas reconhecidas pela sua qualidade, ou seja, 3x2 garrafas. Eis mais dois exemplos de sites que se dedicam a este assunto em específico para que possa decidir se se trata realmente de uma boa prenda:

7. Oferta da subscrição de uma revista sobre cerveja

É, sem dúvida, uma óptima prenda, a oferta de uma subscrição anual de uma boa revista sobre cerveja. Permite que o entusiasta da cerveja permaneça informado sobre as últimas novidades ao mesmo tempo que vai aprendendo novos conceitos sobre este néctar maravilhoso. Em português não temos grandes opções de escolha. Em termos internacionais, existem vários títulos importantes, entre os quais:

  • All About Beer (americana)

  • Bar & Beer (espanhola)

  • Beers of the World (inglesa)

  • Beer & Brewer (Austrália e Nova Zelândia)

  • Bierpassie (belga)

Em Portugal destaque para a Paixão pela Cerveja (Alive Word Editora) e no Brasil para o Guia da Cerveja (CasaDois Editora).

8. Coleccionismo/Breweriana

Se a pessoa destinatária do presente é já um coleccionador de itens cervejeiros, a escolha poderá estar facilitada. Os motivos para as colecções são inúmeros, desde os copos e as caricas, passando pelas bases e pelos rótulos, sem esquecer as latas e as garrafas, pelo que irá com certeza encontrar algum objecto interessante para oferecer a esse seu amigo coleccionador. Alguns desses itens podem atingir valores astronómicos pelo que aconselho inicialmente uma visita ao Ebay para ter uma noção do custo médio de cada artigo. A partir daí tem um mundo de possibilidades à sua frente.

9. Copos, canecas, taças e afins

O acto de beber cerveja pode tornar-se num verdadeiro ritual, em especial se estivermos em presença de um produto de extrema qualidade. Vários pormenores são importantes, como a temperatura, a forma como servimos e, acima de tudo, o copo, a sua limpeza, o seu formato e a sua adequação ao estilo da cerveja. Não é pois surpreendente que existam milhares de copos de cerveja, visto que cada empresa tende a criar um modelo específico para cada um dos produtos da sua gama. Há copos e canecas que são verdadeiras obras de arte e que muito contribuem para o prazer de todo o processo que envolve a degustação de uma cerveja de qualidade. Eis algumas ideias:

10. E se, finalmente, decidir oferecer simplesmente… cerveja?

Na impossibilidade de optar por algumas das sugestões que mencionámos, porque não oferecer apenas cerveja? Sim, cerveja; mas não uma qualquer. Vá a um bom super ou hipermercado que exista próximo de si e verifique se na área das cervejas não descobre algo diferente, quem sabe mesmo um pack onde seja oferecido o copo. Na época de Natal é comum as empresas criarem embalagens mais requintadas e por vezes alusivas à época que atravessamos. São prendas não muito caras e que ainda assim são muito apreciados por quem gosta de cerveja. Para além destes packs que oferecem o copo, tem também a hipótese de oferecer uma garrafa das chamadas “Christmas Beers”, isto é, cervejas de Natal. São produtos elaborados especificamente para esta época do ano, com decoração condizente e que surgem em garrafas de 75cl. São, sem dúvida, uma opção óptima.

Espero que possa pôr em prática algumas das sugestões que aqui formulámos. Há estilos de cerveja que são excelentes companhias para as noites de Inverno e que acompanham magnificamente as iguarias da época. É apenas uma questão de pesquisar, ter coragem de ousar e de surpreender os outros. Tenha umas Boas Festas!

Google