links favoritos

 

 

 

as cervejas de natal - xmas ales

As cervejas de Natal, que em inglês se designam por Christmas Ales ou Xmas Ales e em francês por Bières de Noel, são cervejas especiais, extremamente originais e saborosas. Resultam de uma tradição que já vem desde o século XIX, em especial de certas zonas do norte da Europa e particularmente do norte de França. De facto, dadas as dificuldades de conservação dos ingredientes e das próprias cervejas, os agricultores/cervejeiros viam-se obrigados a elaborar os seus produtos consoante as colheitas e mesmo as estações do ano. Deste modo, a fim de escoarem o resto das suas matérias-primas por forma a arranjarem espaço para a nova colheita, os cervejeiros utilizavam todas as suas reservas de cereais para confeccionarem em Outubro (e daí o seu nome original de Cerveja de Outubro) uma cerveja que seria consumida no final do ano. O resultado final era uma cerveja do tipo ale, forte e densa, dadas as quantidades generosas de ingredientes que utilizava. No final do ano, esta cerveja era habitualmente oferecida aos empregados e aos melhores clientes.

       Bush_Noel      Corsendonk_Christmas

Hoje em dia, com os avanços tecnológicos e o desenvolvimento de sistemas de refrigeração, muitas das dificuldades por que passavam estes cervejeiros foram ultrapassadas pelo que, de uma forma teórica, as cervejas de Natal poderiam já não existir. No entanto, a sua qualidade e o sucesso que encontraram junto dos clientes fez com que se tornassem numa tradição da indústria cervejeira e, actualmente, existem inúmeras empresas a produzir uma cerveja especial para  o mês de Dezembro. Aliás, a sua venda começa ainda durante o mês de Novembro, sendo que se prolonga, em geral, até 6 semanas depois do Natal. É claro que, como acontece com as cervejas actuais, é um produto que tem um prazo de validade alargado pelo que não será de estranhar se se conseguir comprar uma cerveja de Natal em Junho. Mas isso deve-se apenas às actuais condições de conservação e armazenamento destes produtos.

As cervejas de Natal são também produtos bastante procurados pelos coleccionadores, já que costumam vir em packs especiais ou com rótulos e garrafas com decorações alusivas à época. Para além da beleza da embalagem, também o líquido que esta envolve tem características únicas. Estas cervejas são uma mistura dos melhores maltes, pelo que são fortes e encorpadas, altamente energéticas, com um teor de álcool superior e ligeiramente mais ricas do que as cervejas que lhes serviram de base. Se em termos de aroma e sabor tal é particularmente agradável, essa situação ainda se torna mais atractiva se pensarmos que estas cervejas eram e são produzidas para ajudar a passar os rigores do Inverno. Sendo também um produto de comemoração e de alguma ostentação técnica por parte dos cervejeiros, é habitual que estes utilizem a sua criatividade e adicionem às suas cervejas natalícias notas aromáticas particulares, nomeadamente canela, mel, gengibre ou cravo-da-Índia.

       Stille_Nacht      Avery_Old_Jubilation

De um modo geral, as cervejas de Natal apresentam cor âmbar a castanha, espuma beige, densa e duradoura e notas bastante aromáticas e frutadas. Na boca revelam o seu forte carácter a malte, com um sabor bastante rico, algum caramelo e ligeiramente frutado. Não será igualmente de estranhar a presença de especiarias. De tendência algo doce possuem, em geral, teor alcoólico superior a 6% ABV.

Entre os diversos exemplares deste tipo de cerveja, alguns merecem especial destaque, nomeadamente a Bush Noel, a Corsendonk Christmas, a Fantôme Noel, a Gordom Xmas, a Gulden Draak Vintage, a Stille Nacht, a Schlafly Christmas Ale, a Sierra Nevada Celebration Ale e a Avery Brewing Old Jubilation.

Publicado a 27/02/2007

Google